A Namíbia, país membro da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), possui uma das melhores infra-estruturas sociais e econômicas do Continente Africano.
Mais sobre o País
Geografia
A Namíbia está situada no litoral sul-ocidental da África. Seus países vizinhos são Angola ao norte, Botsuana e Zimbábue ao leste e África do Sul ao sul, com o Oceano Atlântico formando sua fronteira ocidental. O país é dividido em 13 regiões, possui aproximadamente 824 268 km² e uma população de cerca de 2,2 Milhões de pessoas pelo último censo.
História
A Namíbia conquistou a independência em 1990 sob o comando do presidente Sam Nujoma, agora referido como o “pai fundador”. O atual presidente, Sua Excelência Hage Geingob, assumiu o cargo em 2015. Os poderes executivo, legislativo e judiciário do governo são independentes e autônomos. O presidente é o chefe do poder executivo. As eleições nacionais são realizadas a cada cinco anos. As próximas eleições estão marcadas para novembro de 2019. O inglês é a língua oficial, enquanto Oshiwambo, Afrikaans, Herero, KhoeKhoegowab, German, Lozi, Rukwangali, e várias línguas “San” também são faladas por diferentes grupos da população.
Economia
A moeda oficial e corrente na Namíbia é o Dólar Namibiano (NAD). Sua cotação segue a mesma cotação do Rand (ZAR), moeda oficial da África do Sul. O rand é amplamente aceito na Namíbia e as duas moedas circulam juntas no país. A Namíbia faz parte da Área Monetária Comum (AMC) com a África do Sul, Lesoto e Suazilândia. O setor financeiro é sofisticado e consiste em uma série de bancos comerciais com vínculos internacionais para facilitar o sistema bancário internacional, bem como fontes de financiamento comerciais e governamentais voltadas para o financiamento de empresas.
Anos de Democracia
Crescimento anual do PIB
Habitantes
Objetivos da Visão 2030
Com a nova democracia instaurada em 1990, o governo da Namíbia tem realizado planos estratégicos para a redução da desigualdade, eliminação da pobreza, aumento no nível de empregos e desenvolvimento econômico e social.
Desde a sua independência, o país alcançou estabilidade macroeconômica, apoiada por uma política fiscal e monetária prudente. Com estabilidade política, apoiada por uma democracia madura.
De acordo com o “Namibia’s Fourth National Development Plan” , os desafios atuais para Namíbia são: a manutenção da estabilidade macroeconômica, o desenvolvimento e a retenção de tecnologias, know-how e investimento nos setores públicos e privados, investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento, gestão do meio ambiente , a fim de tornar a Namíbia o local de investimento preferencial na África.
Setores de Investimento
- Infraestrutura
- Terreno e Habitação Assistida
- Fabricação
- Agricultura
- Turismo
- Mineração
- Gás e Petróleo
Geração de energia e transmissão, água, transporte e logística, rodovias, ferrovias e portos, com ênfase nos corredores dos Estados da SADC.
A Namíbia tem um déficit de moradia acessível, que pode ser resolvido com parcerias públicas privadas.
O país oferece incentivo para indústrias que valorizam e agregam valor às commodities locais.
Tecnologias que deem maior produtividade para o campo, ou que beneficiem os produtos.
A Namíbia está entre os 5 principais destinos turísticos na África.
A Namíbia possui extensos depósitos minerais. (Diamante, urânio, ouro, cobre, chumbo, zinco e outros metais, rochas ornamentais semipreciosas).
Recentes pesquisas geo-físicas indicam grande prospectos à exploração.