Agricultura
Para se preparar para a variabilidade climática e mitigar a seca, as tecnologias adaptáveis às mudanças climáticas são necessárias para a produção agrícola.
O Governo da República da Namíbia é guiado por objetivos de desenvolvimento a longo prazo, através do “Plano de Desenvolvimento Nacional” e da estratégia “Visão 2030”. As atribuições do Ministério da Agricultura, Água e Florestas é a promoção, desenvolvimento, gestão e utilização de recursos agrícolas, hídricos e florestais. É, portanto, o objetivo do governo garantir a produtividade agrícola e a segurança alimentar em linha com a Visão 2030.
O Acordo de Parceria Econômica (EPA) garante o acesso ao mercado da União Europeia livre de taxas para Namíbia. O novo acesso inclui melhores condições de comercialização principalmente na agricultura e na pesca, incluindo vinho, açúcar, produtos da pesca, flores e frutas enlatadas. A União Europeia tem acesso significativo ao mercado da União Aduaneira da África Austral (produtos como trigo, cevada, queijo e manteiga).
O governo da Namíbia incentiva investimentos na área agrícola para garantir de forma eficiente a alimentação da população crescente, além de oferecer matérias-primas para a indústria e atingir os planos de desenvolvimento do país.